Saúde orienta sobre dose adicional da vacina da Covid-19 para imunossuprimidos

A Secretaria de Saúde iniciou, na última semana, a aplicação da terceira dose da vacina da Covid-19 para pessoas imunossuprimidas. No entanto, algumas pessoas que não se enquadram na condição de imunossuprimidas estão fazendo o agendamento para tomar a vacina – estas pessoas são dispensadas ao chegar na unidade de saúde. Desta maneira, a Prefeitura de Bauru informa que segue estritamente o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e as orientações do Estado quanto aos critérios para aplicação da dose adicional em pessoas imunossuprimidas.

São consideradas pessoas imunossuprimidas aquelas com imunodeficiência primária grave, que estão tratamento de quimioterapia, transplantados de órgãos sólidos que usam medicamentos imunossupressores, pessoas com HIV/Aids, pacientes em hemodiálise, pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas, e pessoas que tomam corticóide em quantidade igual ou superior a 20 mg por dia.

As pessoas imunossuprimidas podem tomar a dose adicional 28 dias ou mais depois de receber a segunda dose das vacinas Coronavac, da AstraZeneca/Oxford ou da Pfizer/BionTech, ou a dose única da Janssen. O agendamento é obrigatório no site da Prefeitura de Bauru (www.bauru.sp.gov.br/agendamentovacinas), ou no banner destacado em vermelho no site. No caso de pessoas com HIV, é possível tomar a terceira dose sem necessidade de agendamento, entrando em contato com o CRMI, pelo telefone (14) 3224-2380, ou indo até a unidade na Rua Silvério São João, quadra 1, no Centro de Bauru.

Para tomar a dose adicional, é obrigatório apresentar RG, CPF, comprovante de residência, e o cartão com a aplicação das duas primeiras doses. No caso dos imunossuprimidos, deve ser mostrado algum documento com a comprovação desta condição de saúde.

IDOSOS
A vacinação com a dose adicional para idosos com 70 anos ou mais também continua, no Promai e nas unidades de saúde. As vagas para esta semana já estão esgotadas, e nesta sexta-feira (01/10) serão liberadas as vagas para a semana que vem. Devem tomar a dose adicional os idosos que receberam a segunda dose há 180 dias, portanto há mais de seis meses – até março deste ano.




(notíciaspmb)

Categoria:Bauru

Deixe seu Comentário