UBS do Mary Dota volta ao funcionamento normal na semana que vem
A Secretaria de Saúde informa que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Mary Dota deve funcionar como referência para casos respiratórios leves e moderados, inclusive para Covid-19, até sexta-feira (12), às 19h. Já a partir de quinta-feira da semana que vem, dia 18 de novembro, está prevista a retomada das atividades de atenção primária nesta unidade.
A partir desta alteração, a UBS do Mary Dota deixará de ser unidade de referência para casos respiratórios ou de síndrome gripal, incluindo os casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. A mudança ocorre em virtude da redução do número de casos, a queda no número de óbitos relacionados a doença e o avanço da cobertura vacinal no município, conforme dados epidemiológicos das últimas semanas.
A UBS permanecerá fechada na terça-feira (16) e quarta-feira (17), para limpeza e organização interna, não abrindo para atendimento ao público nesses dias. O funcionamento normal do serviço ocorrerá a partir da quinta-feira (18), já como unidade de atenção básica, incluindo os atendimentos diários de vacinação, e os demais atendimentos da atenção básica, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
As UBSs da Vila Falcão e do Geisel, que também eram unidades de referência para casos respiratórios, já retornaram ao funcionamento normal recentemente. Segundo orientações da Secretaria de Saúde, a partir da próxima semana, as pessoas com sintomas gripais leves poderão procurar as Unidades de Atenção Primária à Saúde (UBS e/ou ESF), e os usuários que apresentam sintomas graves deverão procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
A Secretaria de Saúde pede que a população continue com as medidas de controle da pandemia, como o uso de máscara e higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel. As pessoas que ainda não tomaram a segunda dose devem procurar uma unidade de saúde o quanto antes, e aquelas que podem tomar a dose adicional também devem procurar uma unidade de saúde para manter em dia a vacinação.
(notícias.pmb)