Semel oferece aulas gratuitas de karatê para pessoas com deficiência visual

A Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), em parceria com o Instituto Hitsuji Karate-Do Shotokan, oferece, pela primeira vez, aulas gratuitas de karatê para pessoas com deficiência visual.

As aulas acontecem de terça e quinta-feira, das 10h às 11h, no Instituto Hitsuji Karate-Do Shotokan, localizado na Rua Alfredo Ruiz, 9-62, Vila Mesquita, próximo ao Hospital de Base de Bauru.

Para realizar a inscrição é necessário ter no mínimo 16 anos. Os interessados devem comparecer ao local no horário que acontecem as aulas e fazer a inscrição diretamente com a sensei Maria Silva. É preciso apresentar documento com foto e menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável. As vagas são limitadas. A inscrição da turma será encerrada quando houver cerca de 10 pessoas matriculadas.

Atualmente, a turma é composta por 3 alunos, entre eles o casal Rafael dos Santos Rodrigues e Josiane da Silva Arantes. Os dois relatam que desde criança gostam do esporte e que praticá-lo os ajudam a treinar a orientação, mobilidade, disciplina e até mesmo a lidar com a ansiedade.

Devido a todos esses benefícios, Rafael e Josiane, não arrumam desculpas para não comparecem às aulas. Sozinhos, e precisando se locomover de ônibus, o casal leva em torno de 40 minutos para chegar ao local. Eles fazem esse esforço em razão da importância do karatê na vida de ambos e do comprometimento que eles têm com a sensei.

As aulas de karatê para pessoas com deficiência visual são ministradas pela sensei Maria Silva em parceria com a voluntária, karateca e educadora física, Adeline Borini Gargioni, que declara que para ela tem sido muito enriquecedor participar desse projeto.

A iniciativa foi idealizada pela sensei Maria Silva. Ela conta que sempre trabalhou com pessoas com deficiência intelectual, como por exemplo, alunos autistas ou com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Porém, é a sua primeira vez dando aulas para uma turma de pessoas com deficiência visual. “Tem sido uma experiência muito positiva”, afirma a professora.

Além disso, ela comenta que esse novo projeto a tem incentivado a buscar mais conhecimento, se aperfeiçoar e melhorar tanto na área profissional, quanto pessoal.

Maria também explica que a principal diferença entre as aulas direcionadas para pessoas com deficiência visual e para as pessoas que não têm esse tipo de deficiência, é que para os videntes, ela demonstra muito os movimentos. Já para essa nova turma, é necessário descrever os movimentos de maneira mais detalhada e objetiva.

A sensei ainda destaca as diversas vantagens de realizar o esporte: “Para os alunos que praticam karatê, com ou sem deficiências, é possível desenvolver a disciplina, o treinamento, a dedicação, o comprometimento, o equilíbrio, a percepção, a orientação, a força e a coordenação”. Ela também chama a atenção para o fato do karatê contribuir não só para a saúde física, mas também para a saúde psicológica, e ressalta: “O karatê não é só a prática da modalidade esportiva, é uma filosofia de vida”.

 

DEMAIS TURMAS DE KARATÊ

 

Além da turma para pessoas com deficiência visual, também são oferecidas aulas para outros públicos. Confira:

- Para pessoas a partir de 7 anos, de terça e quinta-feira, das 9h às 10h, no Instituto Hitsuji Karate-Do Shotokan, localizado na Rua Alfredo Ruiz, 9-62, Vila Mesquita.

Os interessados precisam comparecer ao local no dia e horário das aulas para realizar a inscrição. Devem apresentar documento com foto e informar endereço completo. Menores de idade devem estar acompanhados pelos pais, que também devem apresentar documento com foto para que seja feita a inscrição do aluno.

- Para os idosos, de terça e quinta-feira, das 14h às 15h30, aulas online.

Para mais informações sobre todas as turmas das aulas de karatê, entre em contato com a sensei Maria Silva pelo telefone (14) 99167-7878, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

 

*Essa matéria também está disponível em áudio. Para ouvir CLIQUE AQUI


(notícias.pref.mun.bauru)

Categoria:Bauru

Deixe seu Comentário